quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Vende-se um sonho

Cançado é o sobrenome do médico envolvido no esquema de venda de vagas de medicina.
imagem via Facebook
      Acredito que vocês leram e/ou ouviram notícias sobre uma quadrilha, liderada por um médico, que fraudava vestibulares de Medicina em vários cantos do país. Quase impossível não ficar indignado(a) após ter essa verdade cuspida na nossa cara, um sentimento de ódio percorre pelas células nervosas e queremos a qualquer custo que os responsáveis por tamanha corrupção, além (e principalmente) os que foram beneficiados pelo ato, sejam punidos severamente. A 'Operação Calouro' (nome dado pela Policia Federal), após um ano e meio de investigações, desencadeou a prisão dos criminosos que se concentravam, em sua maioria, na região Sudeste.
     Em uma de minhas andanças por blogs escritos por estudantes e vestibulandos encontrei o "Medicina no cursinho" e um texto da Nanna (vestibulanda e blogueira), sobre essas compras e vendas de vagas na universidades, me chamou a atenção.
     Acompanhe, então, nas linhas abaixo o post da paulistana acerca do assunto:

Vende-se um sonho
Realizamos o seu sonho, se você tiver de 60 a 90 mil reais para nos pagar, temos gênios para responder a prova, mas não garantimos nada na redação. Treinamos os candidatos, colocamos um pontinho no ouvido deles e depois PODEM SOLTAR FOGUETES que a criaturinha vai estar linda e pintosa usando jalequinho.
Sou contra o vestibular, desde que entrei na UFOPA e vivi a rotina de uma universidade, eu vi que não era aquela provinha que se faz para entrar que define o tipo de profissional que você vai ser, eu vi gente que entrou na tão zoada 8ª chamada, mas que se destacou mil vezes mais no curso do que os agraciados da 1ª, eu vi gente da primeira chamada vadiar durante o ano todo, vi gente sair (eu fui uma dessas que pegou o beco no primeiro ano), mas ao mesmo tempo eu sou adepta da ideia de que, quanto mais dificil é uma conquista, mais valor se dá a ela. Não estou aqui para julgar quem compra uma vaga, porque o desespero é grande ou porque não quer passar anos no cursinho (ou porque os pais não querem que o filho seja rotulado como burro) mas pelo amor de deus, que grito de PASSEI vazio que vai ser esse, que comemoração vazia. O bonito da festa do vestibular é a emoção, a sensação de dever cumprido, o alívio, é saber que todas aquelas noites em claro, todas aquelas festas que não se foi, todos aqueles dias intermináveis no cursinho tiveram resultado, ver aquele pessoal se pintando, se sujando, desfilando, pulando, gritando, chorando é LINDO, porque é uma emoção real. E uma criatura que compra a vaga vai fazer uma festa dessas? Vai comemorar assim? Quando perguntarem pra ela ‘criatura, nos conte como foi sua rotina de estudos, quantas horas? Qual o segredo do seu sucesso?’ eu duvido que ela vá responder ‘Meus pais pagaram’, vai no mínimo ficar sem graça e falar ‘é eu estudei bastante’ e dar um sorriso amarelo. Aos donos da vaga comprada e aos que planejam comprar o sonho, eu só desejo sorte e peroba na cara, porque a casa caiu.
-Nanna
Leia mais
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/01/quadrilha-vendia-por-cerca-de-r-90-mil-vagas-em-faculdades-de-medicina.html

0 comentários:

Postar um comentário

 
;