segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A Faculdade

Faculdade Medicina da USP
          "Olá, eu sou a faculdade.
     Todos dizem que sou a melhor coisa que já aconteceu em sua vida. Diferentemente do vestibular, não sou vista com desespero ou preocupação. Sou vista com alegria, sou chamada de vitória, sou fotografada em cada segundo por calouros atônitos com o universo de novidades que os esperava por trás de minhas portas e sou guardada como lembrança debaixo de sete chaves.
Sou amada por tantas pessoas que me amar é clichê e não fazê-lo é visto como crise existencial.
      Mas, estou aqui criando evidências contra meu próprio caso. Eu sou a faculdade. Chegar em mim é difícil, e eu reconheço tal dificuldade: Eu mesma a criei para atender a meus ímpetos darwinianos e garantir que apenas os melhores, os mais fortes, os mais perseverantes chegarão em mim. A vida ao meu lado não é fácil e é essencial para minha sobrevivência garantir que servirei de casa para aqueles prontos para me suportar plenamente.
     Sou conhecida por produzir as mais diversas reações nos mais diversos tipos de pessoas. Tenho os estudiosos, que assistem a incontáveis alvoreceres com os olhos enterrados nos grossos livros que parecem nunca acabar; tenho os festeiros, que sob a bandeira do viva e deixe viver aproveitam a dita melhor fase de suas vidas; tenho os engajados, que utilizam meus mais diversos recursos para deixar sua marca no mundo. A verdade é que eu, mais do que qualquer outra coisa em seu passado, refletirei a vida real. Eu mostrarei os desafios que você terá que enfrentar, eu oferecerei um gosto da vida adulta, porém eu o manterei acolhido entre minhas paredes. O que você terá é apenas a experiência - os perigos do mundo não conseguirão quebrar minhas portas.
      Aqueles que entram em minhas portas e não imediatamente caem de joelhos de amores por mim se desesperam, acreditando que trata-se de uma má escolha, de um erro a ser consertado. Mas, peço que parem e pensem: Eu sou a faculdade. Eu sou rígida e inflexível. Eu ofereço obstáculos, resistências e desafios. Os choques serão naturais, as dificuldades serão esperadas e o amor imediato não é o que quero. Quero que o mesmo esforço e a mesma determinação que garantiram sua entrada garantam sua permanência.
      Olá, eu sou a faculdade. Eu sou respeitada desde que o mundo é mundo. Eu levo os créditos por criar profissionais, moldar cérebros, construir talentos, estimular a independência, o ímpeto e a criatividade de meras telas vazias, que entregaram em minhas mãos todo seu futuro. Mas, a realidade é que os créditos são indevidos. Eu, a faculdade, apenas sirvo de plataforma de lançamento para voos que serão alçados sozinhos. Os profissionais já existiam, eu só os estimulei. Os cérebros e os talentos já existiam, eu só os revelei. A independência, o ímpeto e a criatividade eram inerentes a meus estudantes: mas foi apenas em mim que elas foram postas em prática. Eu, a faculdade, sou meus alunos. Sem eles sou apenas um esqueleto de concreto e de ferro, salas frias, cadeiras vazias, e um propósito na vida que eu não cumpri. Meus alunos são eu, e eu sou a faculdade.
      Eu sou a faculdade. Sou como um livro cheio de lembranças quentes, que não esfriam nem com o passar de décadas a fio. Sou como um ponto de partida, como uma explosão inicial que dará energia para que você faça todo o trabalho. Seus fracassos terão apenas você para culpar, mas seus êxitos terão apenas você para creditar. E, acreditem em mim, uma vez que você se acostume com a minha presença, esses últimos serão muito mais frequentes.
      Eu só torcerei pelo seu sucesso. Eu só estou aqui para você. Você fará todo o trabalho, e eu serei creditada. Mas, a vitória, no final, será sua. Pois você é a garra, a determinação, o esforço, a persistência e a perseverança. Eu? Eu sou apenas a faculdade.

-Marcela Costa
Estudante de Medicina da UFPE
Autora do texto"Olá, eu sou o vestibular!"

     Não sentir-se motivado após a leitura dessas palavras é quase inevitável. Cheguei a soltar o leve suspiro "Uau, que lindo! É por isso que eu luto". Obrigada, Marcela, pela sinceridade e forte expressão dos seus versos. O resultado positivo ao final dos vestibulares é a causa de todo nosso trabalho diário.  
-Haissa Teixeira
21/01/2013

1 comentários:

Anônimo disse...

Lindo

Postar um comentário

 
;