terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

#Depoimentos dos aprovados - Mayara Ingrid

Depoimento de Mayara Ingrid, aprovada em Medicina na UPE, UPS e UFPB.

"Olá gente, vamos aos dados técnicos: sou Mayara Ingrid, tenho 18 anos, paraibana, terminei meu terceiro ano em 2010, fiz dois anos de cursinho e aqui estou eu, fazendo depoimento porque passei na abençoada Medicina; faculdades: UPE (6º LUGAR), UFS (23º lugar), UFPB (sisu – 10º lugar), UFPB ( tradicional- primeira fase 20º lugar – não vou fazer a segunda pq passei pelo SISU), FCM (16º lugar) e to esperando a UFCG!
Agora vamos aos dados NADA técnicos: Desde o fundamental tive que estudar muito para conseguir meia bolsa em um dos melhores colégios da minha cidade, tinha que ser a primeira aluna para ter a bolsa, consegui isso, todo o fim de ano era uma peleja (vocábulo nordestino quer dizer: sacrifício kkkk ) pra ver meu boletim e conferir se tinha conseguido a meia bolsa, graças a Deus consegui em todos os anos. Assim, tive que estudar bastante no Ensino Médio, só que infelizmente, como um erro gravíssimo de muitos vestibulandos de medicina, achava que sabia demais e caí na comodidade dos ignorantes, achei que o pouco que sabia era muito, e fiquei sem chão quando recebi o resultado negativo no vestibular. Muitos estão sem esse chão agora, e o que me levantou foi admitir a minha ignorância, comecei a pensar assim: “Muitos estudiosos passaram a vida inteira pra estudar, elaborar e criar as leis que hoje eu estudo; e eu quero dizer que oq eu estudei esse pouco tempo era tudo?”.
Então fui a procura do algo a mais. No primeiro ano entrei na Assessoria Ivson (parêntese para explicar o que é isso... Ele lhe diz oq estudar, como estudar, quais matérias, lhe dá um horário, faz grupos semanais, mas não tem aula, você estuda sozinho), esse sistema é bem diferente, comecei com os estudos rotina: 8 horas diárias na biblioteca estudando, exercício físico duas vezes na semana, grupo de estudos uma vez na semana, oração todos os dias, e no domingo só Lazer! Falar nisso, não sei o credo de cada um aqui, sou católica e a crença em Deus foi muito importante, para não dizer fundamental, pra mim. A leitura bíblica diária me ajudou a não desistir dessa vocAÇÃO. Destaco vocAÇÃO, porque se você tem esse dom, precisa AGIR! Descobri, então, o quanto eu não sabia de nada, e continuo não sabendo, é muito legal a experiência, ai resultado acertei 161 questoes no Enem do ano passado, mas, todavia, entretanto, tirei 640 na redação... (ou seja, sei o que muita gente ta passando com as notas das redações; deixei de estudar pra os outros vests direito pq me garanti nas 161 questões e na minha professora de redação que disse que tirava no mínimo 8 na redação -- ).
Cadê o chãão galera quando a gente mais precisa dele?? Não o achei durante um mês, chorando adoidada, mas Nosso Senhor ajudou-me novamente e mostrou-me que minha vitória não seria sem Cruz (Nós católicos recebemos a cruz da jornada mundial da juventude esse ano de 2012, chegou na minha cidade exatamente no dia do meu aniversario, quando voltei a estudar). Ai pronto... Aguenta mais um pouquinho que to terminando... okay?? Eu não tenho um bom poder de síntese :x kkkk , Começou 2012... o fim do mundo para alguns, mas o começo de uma nova jornada para mim! Agora em vez de toda aquela confiança, eu tinha um pouco de medo, sabia da minha impotência, mas o Senhor me pediu pra tentar. Enfiei a cara na redação, fiz curso de caligrafia (vai que tenha sido isso ne?), ivson orientava fazer uma redação em 15 dias, eu fazia 3 a cada 15 dias, de 15 em 15 dias decorava um filosofo, historiador, com alguma frase céleebre e que me ajudasse a fundamentar minha argumentação, na primeira redação já ganhei nota máxima e a professora pediu minha redação pra ser referencia para as demais.
E como “nenhum homem é um ilha” de John Dalton (foi um dos que aprendi, cabe em um monte de redação gente), fiz um grupo de estudos semanal para tirar dúvidas. E óbvio nos estudos fiz muitaaaaas questões, muiiitas mesmo, ai entra o Projeto Medicina, Parabéns Julio por sua organização, sério mesmo! E claro que não seria fácil, e será ainda mais difícil, para aqueles como eu, não podem entrar nas cotas, ou pagar uma universidade particular (DEIXAR CLARO: NÃO QUERO QUESTIONAR O FUNCIONAMENTO DESSE PROJETO, sei de todo o problema de escola pública, poderia estudar em uma, se não fosse a busca da meia-bolsa, apesar de ser contra o projeto, apenas quero deixar claro a dificuldade que será para os estudante de classe média e classe média baixa). Cheguei a chorar um dia inteiro, mas coloquei na cabeça: Eu saberia que não ia ser fácil, e Nosso Senhor tinha me prometido vitórias com cruzes, então acolhi tudo no meu coração e ... ESTUDEI.
Abdiquei de muitas coisas. E no dia dos vestibulares tbm não foi fácil: vou contar só um fato que ocorreu no dia do ENEM (fora que em todos os vest ocorria algo), eu sigo um horário de prova, ai li a redação já criei um plano pra elabora-la, liguei a um filosofo (Luc Ferry), liguei a acontecimentos historicos e atuais, pronto tava primeira, quando fui começar a escrever entrei em pânico, lembrei-me do ano anterior, pensei que não passaria e comecei a chorar na sala, e o tempo passando, e eu chorando desesperada, a fiscal foi lá em mim e perguntou: vc quer ir no banheiro... ai eu soluçando: “posso ir comendo? (pra não perder tempo NE galera? Kkkkkk)... ela ia dizer que não, mas no estado que tava ela disse pode! Ai fui lá, lavei me rosto e disse: VOU DAR UMA CHANCE A MIM MESMA! E dei... fiz a redação (tirei 920), acertei 157 questoes e fiquei com media 802,24.
Vou contar só mais uma: Sabe aquela prova de vestibular que não é a sua cara?? Pronto eu tinha uma relação de ódio com a UFPB, nunca conseguia ficar pelo menos 4 vezes o numero de vagas. Entretanto, mais uma “linda” notícia esse ano: só ia ser para o vestibular tradicional 50% das vagas... Eu pirei... Mais litros de lagrimas, até que me conformei. Todavia, na semana do vestibular soube que meu irmão, ele é especial, iria fazer uma cirurgia no dia do vestibular, ai pronto, não consegui mais revisar, só pensava no meu irmão. No dia anterior do vest, eu ia ficar sozinha em cg que meus pais iam pra Recife com ele, a cirurgia dele foi cancelada e lá foi eu fazer a prova, um pouco mais aliviada, mas ainda muito tensa. Recebi o resultado de que ficaria em 20º na primeira etapa, pulei de alegria, tava viajando, foi uma loucura. Dois dias depois: a cirurgia do meu irmão seria remarcada para a data da segunda fase ( dia 21 de janeiro), mais choro, ai entrou o sisu e coloquei a opção da UFPB, com medo, pq lá a nota de corte é muito alta, soube esses dias que passei pra ufpb sem precisar fazer a segunda fase e poderei acompanhar meu irmão na sua cirurgia. 
Poderia contar inúmeras dessas histórias pra vocês... mas ta bom NE? A felicidade de humildemente admitir: “é, fiz tudo o que na minha limitação poderia ter feito” e ver que esse pequeno tudo foi suficiente, é muito boa! Desejo a todos uma felicidade dessa! Lembre-se Medicina antes de tudo é uma vocação, e até na palavra ela precisa de AÇÃO! Vamos agir, pelas futuras vidas salvas!"

Agora, prints de algumas aprovações da Mayara (clique na imagem para ampliá-la):
6º lugar - Medicina UPE
10º lugar - Medicina UFPB - SISU 2013.1
Medicina UFCG 2013.1
UFS 2013.1
E pra finalizar, com as perguntas elaboradas pela Raíssa Muniz, enviei uma mensagem via Facebook para a Mayara, que gentilmente aceitou (MUITÍSSIMO OBRIGADA, May) e como toda paciência as leu e respondeu todas. Acompanhem!

[PERGUNTA]Mayara Ingrid, qual foi sua principal motivação para continuar perseguindo seus sonhos, apesar dos entraves?

[RESPOSTA]Primeiro se fosse APENAS meu sonho eu não tinha continuado, era um sonho de Deus também e por amor a Ele e as futuras vidas eu continuei.

Já considerou alguma vez a ideia de desistir?Inúmera vezes.

Como conseguia manter o foco diante de tantas dificuldades?Foco é algo que sempre tive, desde pequena aprendi com meu irmão e meus pais em se dedicar em tudo aquilo que se faça, seja pequeno, ou seja grande.

Tinha um horário de estudos fixo? Estudava quantas horas por dia?Tinha sim um horário super fixo, meu corpo começou a trabalhar nessa rotina. Estudava 8 horas diárias de segunda a sexta e 4 horas no sábado. O domingo era livre para meu corpo recuperar forças para uma novo ciclo (uma nova semana).

Acho que o texto a seguir lembra bastante história de muitos vestibulandos, principalmente os de Medicina. Consegue se identificar ao ler? Quais sensações são despertadas em você? "Às vezes o caminhar é lento, mas o importante é não parar. Mesmo um pequeno progresso é um avanço na direção certa. E qualquer um é capaz de fazer um pequeno progresso. Se você não pode conquistar algo importante hoje, conquiste algo menor. O que de manhã parecia fora do alcance, pode ficar mais próximo à tarde se você continuar em frente. O tempo que usar trabalhando com paixão e intensidade aproximará você do seu objetivo. É bem mais difícil começar de novo se você pára completamente. Então, continue em frente. Não desperdice a chance que você mesmo criou. Existe algo que pode ser feito agora mesmo, ainda hoje. Pode não ser muito, mas fará com que você continue no jogo. Caminhe rápido enquanto puder. Caminhe lentamente quando for preciso. Mas, seja o que for, continue andando."Com certeza me identifico com o texto, Ivson (o dono da assessoria que fazia) sempre dizia: "Não importa a velocidade, mas a direção do seu caminho". Se eu fosse lhe fazer uma pergunta e você está tentando pra medicina, e eu disser: "Eu lhe dou a garantia de que você vai passar daqui a 6 anos se você continuar tentando, mas você vai passar. Você continuaria? " a maioria diria que sim, eu continuaria. Então pronto, eu dou a todos a garantia de que você vai passar, independente de 6 ou 2 ou 10 anos, vai passar!

Procurou alguma fonte religiosa para se apoiar durante esse período? Acha que isso acrescenta forças ao candidato ou prefere acreditar que tudo só depende do seu próprio esforço?Sempre tive "fontes religiosas", como você chama. Sou católica, mas independente do credo seria muita prepotência do ser humano acreditar que é capaz de fazer tudo sozinho, a maioria dos grandes estudiosos de nossa historia acreditavam em uma força que fosse maior do que eles, porque a medida que estudavam descobriam que não sabiam de nada. Independente de religião, acredito que para alcançar o equilíbrio ( algo que me ajudou muito, não adianta sermos excelentes no inicio do ano e sermos vagarosos no final, devemos ser um meio-termo durante todo o ano de estudos) essa força maior, que para mim é Deus, existe e está lá para nos apoiar. Tenho certeza que sem Ele eu não teria aguentado mais um ano de estudos com tantas dificuldades que tive.

Sua família sempre a apoiou na busca por esse sonho ou chegou um ponto que não encontrou esse abrigo familiar?SEMPRE, meu irmão, ele é especial, sempre chegava pra mim e dizia: " Mamá, tu passa, coração de Jesus". Quando eu estava indisposta para ir à biblioteca minha mãe me empurrava, meu pai também dava seu jeitinho de me ajudar.

Agora que já está cursando Medicina, qual a impressão que está tendo do curso? Preencheu suas expectativas?Passei esse ano. Por conta da greve,  o primeiro período da federal que escolhi só começa em abril. Então não posso responder a essa pergunta agora, só daqui a dois meses! :)

Qual especialização pensa em seguir? Por quê?Penso em oncologia pediátrica, sinto que preciso levar alegria e fé para aqueles para aqueles que mais precisam.

Como era a sua vida social enquanto vestibulanda de medicina? E agora, enquanto acadêmica?Vida social o que é isso? kkkkkkkkkkkk. Brincando, eu tinha sim. Tinha meu grupo de estudos onde a gente sempre conversava besteira e no final saíamos para comer em algum lugar, ia na minha igreja toda sexta e sábado de tarde e tinha o domingo pra dormir, sair com os outros amigos, assistir filme, curtir a família. Para mim isso é a melhor forma de passatempo, sou eternamente feliz pelos meus 2 anos de cursinhos, foram bem vividos e aproveitei muito, vivi cada dia direito e não me arrependo de nada. Como ainda não comecei a faculdade não sei como será, mas tenho ótimas expectativas.

Sente orgulho do caminho que traçou até chegar à faculdade de medicina?Vide resposta anterior. kkkkk. Sim, sinto muiiiito orgulho da minha caminhada.

Há algum episódio em especial que você ainda lembra por ter causado a nítida impressão que não conseguiria mais? Qual foi?
TEM MUITOS, MILHÕES. Deixa eu citar só um: no enem de 2011 eu tinha feito 160 questoes tava já certa de que passaria, quando foi no dia que saiu o resultado tinha tirado 640 na redação e nao passei. Ai no ano de 2012 eu fiz muitas redações, agora foram muitas mesmo, quando chegou no abençoado do enem 2012 eu li a proposta e pensei "tá no papo, vou fazer uma redação supimpa" -ninguem fala mais supimpa né? mas é uma palavra boa de pronunciar, vale tentar - na hora que fui fazer a redação simplesmente nao consegui sair do canto, comecei a chorar desesperada, pensei que ia fazer outro ano de cursinho, ai pronto, a fiscal chegou pra mim e falou "minha filha, você quer ir ao banheiro" ai eu fiz "posso ir comendo minha banana? (banana é ótimo pra regular suas funções, deixa você ativa e é saudavel, ótima dica eim , em vez dos famosos chocolates... ) ela ia dizer que nao, mas no estado horrivel (no minimo) que estava ela permitiu, fui comendo minha bana, quando cheguei no banheiro, lavei o rosto, fiz minha oração e disse: vou dar uma chance a mim! E dei, e deu certo né? :)

Se tivesse a oportunidade de reencontrar Mayara do passado, que acabara de tomar a decisão de que se dedicaria aos estudos de forma séria, o que diria? Teria algo que você alertaria para ele ou viveria esses anos exatamente da forma que viveu?Acho que o vestibulando de medicina usa muito a palavra "Se.." se eu tivesse feito aquilo, tinha passado, se ... se... Se deveria ser uma conjunção eliminada do vocábulo do vestibulando, não tem se, só o presente. Faria tudo de novo, e de novo , e de novo. Até comeria de novo no restaurante popular que me deu uma indigestão gigaaaante no ano de 2011, foi uma experiencia interessante.

Qual sua impressão sobre a educação pública que o Brasil tem hoje? É suficiente para transformar estudantes em médicos ou você considera que seu esforço contínuo foi a verdadeira causa para passar no vestibular?A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA É UM QUASE-LIXO, com exceção de algumas escolas, e todos sabem disso, não é tanto que esse sistema de cotas entrou pra tapar buraco e esconder a pior característica brasileira: "não procurar a raiz do problema e começar a ajeitar daí". Mas quem quer consegue sim, eu por exemplo poderia ter estudado em escola pública, mas estudei bastante pra conseguir uma meia-bolsa numa escola particular e consegui. E tem muitos casos assim, então para aqueles que querem existem saídas, o pior é que cada vez mais essas saídas estão desaparecendo. Perguntem aos orientais se existe o sistema de cotas? eles não querem saber disso, tirar nota baixa é sinal de humilhação, eles se esforçam, em vez de estarem vivendo do ócio como uma cultura greco-romana, eles vivem do trabalho, do mérito. Eu defendo a MERITOCRACIA!!! Isso que precisa ser implantado no Brasil!

Qual mensagem gostaria de deixar aos vestibulandos que, assim como você, sentiram (ou ainda sentem) a rotina de um vestibulando de medicina típico?
Continuem, mesmo "tremendo como vara-verde" continuem. Mesmo com tantas adversidades continuem, achem um ponto de estímulo, o meu foi o Deus e as futuras vidas salvas, encontre o seu, agora não tenha um estímulo de futilidades, caso contrário sua vitória também será fútil. Veja a medicina como uma vocAÇÃO que até no nome precisa de AÇÃO! Não desista! Não desista! Muitas vidas precisam de você! :)

Gente, espero que tenham gostado da entrevista feita com Mayara. Não sei vocês, mas eu sou movida à célebre citação "Foco, Força e Fé" e uma das coisas que me impressionou no relato e nas resposta da Mayara foi o tamanho da FÉ dessa moça (admiro muito isso!). Parabéns, Mayara, pelas aprovações. Um futuro brilhante lhe espera lá na frente. Desejamos sucesso!

No mais, galera, convido vocês a comentarem o post dizendo o que achou dele e a dar uma passadinha na página que criei totalmente direcionada aos vestibulandos de Medicina.
Abraços e até a próxima!

7 comentários:

Unknown disse...

Nossa!! muito bacana o post, tanto o depoimento, quanto a entrevista, com certeza fiquei mais motivado depois de ler.
Um abraço a todos.

Mayara Ingrid disse...

Ainda nem tinha lido na íntrega Haissa, perdao! Li agora todo, parabéns! Eu agradeço pela sua iniciativa. Deus a abençoe e sempre que precisar pode falar! :)

Haissa Teixeira disse...

Eu que agradeço pela sua simpatia e pela forma imediata como aceitou responder às perguntas, Mayara. Deus lhe abençoe sempre também! ;)

Anônimo disse...

tudo q eu estava precisando.PERFEITO

Anônimo disse...

INCRÍÍÍÍVEEEL...PARABÉNS!

Anônimo disse...

valeu

Anônimo disse...

arroz

Postar um comentário

 
;