sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

As fotografias de Charles Eisenmann

     
     Os freak shows eram exibições muito populares nos meados dos séculos 19 e 20 nos Estados Unidos. Nelas, eram apresentadas pessoas ou animais com anomalias genéticas raras. Charles Eisenmann foi um fotógrafo alemão que ganhou fama por retratar pessoas com deformidades que se apresentavam nesses shows de horrores. Seu trabalho era vendido no formato de “cartão de gabinete” e reunia imagens de mulheres barbadas, siameses, casos de androginia, gigantismo, nanismo e outras anomalias genéticas.
     Eisenmann produziu cerca de 700 retratos que incluem 'Jojo, o Garoto com Cara de Cachorro' (jovem russo que sofria de hipertricose, doença genética que causa excesso de pelos no corpo) e Myrtle Corbin, a Mulher de Quatro Pernas (americana que possuía duas pernas presas no abdômen devido a uma má divisão embrionária).
     Com o passar do tempo, o interesse cultural das pessoas foi mudando. A ciência também evoluiu e, com a detecção de que as anomalias se tratavam de mutações genéticas, o interesse por esse tipo de espetáculo diminuiu. O trabalho de Eisenmann contribuiu muito para o avanço da medicina. Diversas fotos dele foram usadas para catalogar novos tipos de anomalias

     A seguir, veja algumas das imagens feitas pelo fotógrafo alemão:






Encontrei enquanto vageava pelo Papo de Estudante.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;