segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Esforça-te!

Tumblr_me4055zhwt1qb5whoo2_1280_large
     Já estamos em meados de janeiro. Nossa, os dias estão correndo e muitas vezes não nos damos conta da agilidade com que ele passa. Enfim, já escrevi aqui sobre meu 2012 e minhas expectativas para 2013.
Após o término do meu 3º ano do Ensino Médio, no ano de 2011, em 2012, como no ano anterior, não empreguei todas as forças nos estudos. Por isso nesse ano serei radical e mudarei totalmente minha rotina.
     Na cidade onde moro, infelizmente, apenas uma escola oferece curso preparatório para os vestibulares. As inscrições iniciarão no período pós-carnaval, mas o vestibulando não pode esperar todo esse tempo para voltar à pratica dos estudos.
     É óbvio, devemos descansar, mas sem relaxar e esquecer nossas prioridades. Tem muita gente lotando as salas de cursinhos pré-vestibulares pelo brasil nesse período de verão. E, querendo ou não, agora, eles são nossos concorrentes. Nos vestibulares poderão estar muito mais preparados que os outros que se preparam um pouco menos.
     É importante já ir se disciplinando e, aos poucos, 'desenferrujando' o cérebro.Vi em um vídeo do Rafael Freitas, estudante de medicina que publica no Youtube dicas para vestibulandos e acadêmicos da área, uma indicação muio importante sobre o que fazer enquanto as aulas não recomeçam (confira aqui) e de como utilizar o Memorex, resumos e fichas que auxiliam na fixação do conteúdo durante o aprendizado (assista).
     Há aqueles que decidiram (por livre espontânea vontade, ou porque não tiveram condições de custear um) não cursar o pré-vestibular esse ano e por organizar o estudos em casa mesmo. A nossa amiga de cada dia chamada internet é uma forte aliada. Ela possui uma variedade quase infinita de conteúdos destinados a nós vestibulandos/estudantes. Particularmente, eu poderia indicar alguns sites como o Projeto Medicina (costumo acessar bastante esse; seja pra renovar meu ânimo com os depoimentos ou baixar as listas de exercícios que disponibilizam), o canal de vídeo-aulas do Prof. Nerckie, o Vestibulandia e os sites que compõem a rede juntamente com o SóPortuguês.
     Se você, que está lendo essa postagem, faz parte de turminha do 1º ou 2º ano aproveite todas as dicas. Antes de ontem li a notícia de um estudante de apenas 15 anos recém-completados que foi aprovado em medicina. Olha que legal! Essa galerinha nova tem o privilégio muito grande de estar rodeados de 'veteranos dos vestibulares', companhia esta que amadurece o pensamentos e as ideias de muitos deles. Se você faz parte do seleto grupo de estudantes que, apesar de ainda não estarem finalizando o E.M, se preocupam com o vestibular, agarre as oportunidades com unhas e dentes (veja esse vídeo da Rafa). Em um futuro próximo você verá que a dedicação e esforços valeram a pena.
     E, por último, despeço-me com um vídeo do Rafael sobre determinar uma linha entre o necessário e o exagero. Aproveitem!

Haissa Teixeira
21/01/2013

0 comentários:

Postar um comentário

 
;