quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Quando os familiares interferem na escolha profissional

    Todo vestibulando que se preze (ou não) já teve de suportar (ou ainda suporta) no período de vestibulares a pressão que muitas famílias fazem na escolha de um determinado curso, seja ele por tradição ou pela remuneração e valorização no mercado se trabalho. Na maioria desses casos, os pais (e/ou familiares) procuram se realizar nos filhos e tentam interferir na escolha profissional deles.
     Não tenho o que reclamar dos meus pais, eles me apoiam totalmente quando o assunto é meu sonho em seguir carreira na medicina. No entanto, quando eu cursava o ensino médio, e ainda hesitava entre a área biológica e a de humanas, meu pai torcia muito pra que eu decidisse pelo Direito.
     Se você está passando por uma situação parecida, compreenda que a maioria dos pais deseja apenas o melhor para os seus filhos. Nenhum pai, em sã consciência (na minha humilde opinião), ambiciona pra que o filho não tenha sucesso e viva à mercê da vida.
     Então, analise com outros olhos (não esses de um jovem  indignado por ter sido contrariado pelos pais) a posição que seus pais estão em relação a sua vida acadêmica. Se eles lhe pressionam, por exemplo, para a área de exatas com o pretexto de que o mercado "tá bombando", mas você opta fazer designer porque essa é a sua vocação, converse com eles. Explique o porquê da escolha feita por você, abaixe a guarda, desarme-se e esclareça os fatos. Esteja também pronto pra ouvir. Por opinião e experiência própria, de repente tudo que esteja faltando na relação entre vocês seja o diálogo.


     No mais, desejo um ótimo 2013 a nós e que as particularidades da vida não nos façam retroceder receosos, mas que elas produzam o efeito inverso: uma dose a mais de motivação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;